Dúvidas Frequentes

Limitadores de Janelas | Mundo das telas - Redes de proteção

Reportagem do Fantástico testa redes de proteção de janelas para crianças

Vizinho filmou cena de garotinha no parapeito. De longe não dava para ver que tinha rede de proteção. Mas será que essas redes são mesmo confiáveis?

Uma imagem que deixou o Brasil todo com o coração na mão: uma menininha de um ano e meio brincando no parapeito da janela de um apartamento no terceiro andar. De longe não dava pra ver que tinha uma rede de proteção ali. Mas será que dá pra confiar nessas redes? O Fantástico foi testar.

Fonte: G1

Curiosidades sobre Redes de proteção

Além de nossas rede amplamente utilizadas na proteção de crianças nos mais diversos vãos, ela ainda é bastante comum para proteção de gatos, cachorros, maritacas, pássaros, coelhos e etc.

Também para impedir que morcegos e pombos que transmitem doeças entrem nas residências.

Aos que cultivam orquídeas e outras plantas a rede pode fazer sustentação destas.

Em galpões, podem servir como divisorias ou proteção no teto para telhas não caírem.

Na linha esportiva pode ser usada em quadras (lateral e cobertura), gols, traves, etc.

Como proteger o seu filho de quedas de janelas

Levantamento norte-americano mostra que 14 crianças são hospitalizadas todos os dias por causa de quedas de janela nos Estados Unidos

Curiosidades - Mundo das Telas | Redes de proteção

Recentemente, a revista científica Pediatrics, da Associação Americana de Pediatria, divulgou uma estatística que impressiona: 14 crianças são hospitalizadas todos os dias, nos Estados Unidos, por conta de quedas de janela. No Brasil, ainda não temos pesquisas desse tipo, mas vale o alerta. Principalmente para quem vive em apartamento, como é comum nas grandes cidades.

Segundo o estudo, que analisou dados de 1990 a 2008, a idade média em que as crianças mais sofrem esse tipo de acidente é aos 5 anos. Porém, o risco maior de ferimentos na cabeça, internações ou até de morte, é para a faixa que vai até os 4 anos. Os meninos são os que mais caem de janelas: representam 58% dos casos.

Aqui no Brasil, as quedas são as principais responsáveis pela internação de crianças na faixa dos 5 aos 9 anos por causas externas (ou seja, além de doenças), segundo Lia Gonsales, coordenadora de mobilização da ONG Criança Segura. A estatística inclui desde cair do trocador até de um brinquedo no parque. Mesmo que você more em uma casa, também é importante ficar atento caso a sua residência tenha dois andares ou mais. “É preciso criar a consciência de que todas as janelas precisam de redes de proteção ou grade”, explica Lia.

Outra dica da coordenadora é jamais deixar móveis que possam ser escalados perto das janelas. “Crianças exploram toda a casa. É parte do desenvolvimento. Então, é obrigação dos pais tomar cuidado com isso”, alerta. E, o mais importante: as crianças precisam da supervisão constante de um adulto. Mais ainda quando a família estiver em ambientes não tão seguros quanto a própria casa, como, por exemplo, ao visitar amigos que não têm filhos.

Fonte: Heloiza Camargo

Gatos e apartamentos: a janela é um perigo?

Você mora em apartamento e é dono de gato de estimação ou está pensando em comprar um? Este artigo é muito importante para segurança do seu bichano.

As janelas dos apartamentos são grandes convites para acidentes com gatos que vivem em apartamentos. Os gatos são animais muito ativos e raramente conseguem ficar sempre no mesmo ambiente, exatamente por isso que os gatos costumam dar suas voltas pela redondeza.

Os gatos gostam das janelas de apartamentos porque é através dela que eles podem observar o mundo externo, distraindo enquanto seus donos não estão em casa. Por este tipo de curiosidade o gato acaba correndo um enorme risco de vida.

Os gatos gostam de dormir na beira da janela para aproveitar o ar fresco e eles podem se desequilibrar e cair, mesmo sabendo que os gatos suportam quedas de grandes alturas, este tipo de acidente expõe o gato a uma queda muito além do que pode suportar.

Muitos gatos não suportam a solidão dos apartamentos e tentam sair deste ambiente pelas janelas, sem calcular este risco. Todos estes pontos citados anteriormente dão aos gatos a fama de suicidas.

Você deve compreender que o instinto de caça dos felinos, unindo a sua curiosidade e vontade de conhecer o que tem fora de casa, são os principais causadores de acidentes fatais com gatos que vivem em apartamentos.

Curiosidades - Mundo das Telas | Redes de proteção

Você mora em apartamento e tem gatos em casa? Você deve colocar telinha em todas as janelas, está é sem sombra de dúvidas a melhor maneira de prevenir uma tragédia com seu pet.

Muitas pessoas associam a capacidade do gato saltar de lugares altos, com a não necessidade de colocar as telas na janela, saiba que isso é muito errado. Os gatos não tem noção de altura como o ser humano, se ele achar que consegue pular, não importa se está no 2º, 3º ou 20º andar do prédio, mas ele vai pular.

É importante saber que uma queda até o 3º andar do prédio pode causar graves fraturas no gato, já do 4º andar pra cima, a queda quase sempre é fatal.

Estamos encerrando aqui este artigo e queremos a opinião de vocês sobre este assunto. Você mora em apartamento e tem um gato de estimação? Diga-nos como é o comportamento do seu animal e se você já teve algum acidente?

Deixe-nos um comentário e compartilhe sua experiência com todos os leitores do site. Agradecemos a atenção de todos vocês e deixamos um até breve!!!